Ingresso EAD - 2021
Prezado(a) candidato(a)!
Aqui, você encontrará reunidas todas as informações sobre o processo seletivo para ingresso no curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial na modalidade ensino a distância.
Leia as Dúvidas Frequentes antes de entrar em contato, pois outros candidatos já expressaram os mesmos questionamentos e a sua dúvida já pode estar resolvida.
Retificações
Informações Gerais
- Edital completo
- Documentação de Avaliação Socioeconômica -- Retificação ao Edital
- Formulário de solicitação de Isenção da Taxa -- (prazo encerrado);
- Formulário de inscrição -- (prazo encerrado);
- Emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) -- (prazo encerrado);
- Resultados da solicitação de isenção da taxa de inscrição
- Resultados dos recursos da solicitação de isenção da taxa de inscrição - 15/01/21
- Homologação das inscrições - 8/2/2021 (retificado em 11/2/2021, às 15h)
- Ficha de Recursos - Homologação -- (prazo encerrado);
- Resultado dos recursos - homologação final -- (16/2/2021)
- Homologação e Classificação Final -- (17/2/2021)
- Convocação para 1ª Chamada -- (17/2/2021) -- Retificado em 19/2/2021)
- Ficha de Requerimento de Pré-Matrícula -- (das 00h01 de 18/2 às 23h59 de 19/2)
- Homologação das Inscrições -- (11/3/2021 -- a partir da retificação do calendário)
- Ficha de Recurso contra o resultado da Homologação -- (prazo encerrado)
- Resultado dos Recursos contra Homologação das Inscrições -- [retificação]
- Homologação Final -- [retificação]
- Convocação em 1ª chamada
- Resultado da Avaliação Socioeconômica -- 1ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado da Avaliação da Autodeclaração Raça/Cor -- 1ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado da Avaliação do Laudos para Pessoas com Deficiência -- 1ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado da Avaliação da Análise Documental -- 1ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado Final da Avaliação Documental geral -- 1ª Chamada (orientações na publicação)
- Convocação em 2ª Chamada -- (Orientações e formulário na publicação)
- CHAMAMENTO PARA TROCA DE POLOS -- (orientações e formulário na publicação)
- Resultado das Avaliações Documentais -- 2ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado Final da Avaliação Documental geral -- 2ª Chamada (orientações na publicação)
- Lista de Espera Atualizada -- Resultado das Alterações de Polo -- (orientações na publicação)
- Convocação em 3ª Chamada -- Orientações na Publicação
- Resultado da Avaliação Documental -- 3ª Chamada (orientações na publicação)
- Resultado Final da Avaliação Documental Geral -- 3ª Chamada (orientações na publicação)
Dúvidas frequentes
Antes de tudo, leia atentamente todo o edital para manter-se informado das regras desta seleção para ingresso. Abaixo, destacaremos algumas dúvidas que são mais frequentes acerca deste processo.
- O curso de Educação Especial será ministrado via EAD?
R.: Sim. Trata-se de ingresso em segunda licenciatura em Educação Especial na modalidade educação a distância.
- Tenho muita vontade de fazer o curso, como me informar se posso me inscrever?
R.: Consulte os documentos solicitados no ato de inscrição que estão dispostos no item 3 do Edital (link acima).
- E como saber se posso participar desta seleção para ingresso?
R.: Consulte os requisitos do candidato dispostos no item 1.7 do Edital (link acima).
- Estou tentando me inscrever mas o link não funciona?
R.: O link contendo o formulário de inscrição estará disponível somente no período de 19 a 31 de janeiro, conforme as datas contidas no ANEXO I do Edital.
- Quero me inscrever, mas não pertenço a polo algum da UFSCar?
R.: A escolha do polo para realizar o curso se dá no período de inscrições.
- Como faço para solicitar a isenção do pagamento de taxa de inscrição?
R.: Acesse o formulário específico acima e faça seu preenchimento.
- Devo apresentar algum tipo de documento nesta etapa das inscrições (pedido de isenção)?
R.: Sim. A documentação necessária está listada no item 4.3.3 do Edital.
Lembrete: A documentação utilizada para fins de solicitação de isenção da taxa de inscrição NÃO será utilizada para fins de comprovação de renda relativo às modalidades de ingresso previstas no item 2 deste edital.
- Como devo efetuar o pagamento da taxa de inscrição?
R.: O link para a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) está no item 3.3 do edital.
No preenchimento da guia, serão solicitados dados referentes à universidade, o link a seguir contém todas essas informações e está hospedado no site do e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Nw==
- Quais documentos devo apresentar para comprovar a minha experiência?
R.: Consulte a tabela do ANEXO III e separe a documentação e veja quais, das opções elencadas, são as experiências que você possui e, caso haja comprovação, você poderá utilizá-la ao preencher o formulário de inscrição. No mesmo anexo está informada a pontuação por período e tipo de experiência.
Lembrete: Não são feitas análises antes das inscrições ou até o seu encerramento. Consulte o edital atentamente e encaminhe a documentação pertinente de acordo com a sua experiência profissional respeitando os requisitos exigidos pelo regulamento e verifique junto à instituição na qual você trabalha sobre documentos que comprovem as atividades desenvolvidas em classe e/ou no exercício do magistério.
- Não recebi o e-mail de confirmação de que concluí o preenchimento do formulário. O que houve?
R.: Se o destinatário [candidato] cadastrou seu endereço de e-mail como sendo hotmail, outlook ou yahoo, esses provedores têm bloqueado por um certo tempo os e-mail da UFSCar. É preciso aguardar a entrega, mas às vezes eles são colocados na caixa de spam do usuário
Contatos:
Coordenadoria de Ingresso na Graduação -- ingresso@ufscar.br
Secretaria Geral de Ensino a Distância -- editais@sead.ufscar.br